RolePlay onLine RPoL Logo

, welcome to Forum de Jogadores de Lingua Portuguesa

12:28, 16th April 2024 (GMT+0)

Dicas de Mestre.

Posted by Miss ScarletFor group 0
Miss Scarlet
GM, 15 posts
Carioca
Fã de Call of Cthulhu
Wed 3 Jan 2007
at 14:48
  • msg #1

Dicas de Mestre

Este espaço será dedicado a dicas para os mestres da RPoL, com informações sobre comandos e opções oferecidas pelo site e também com algumas dicas de jogo.
Miss Scarlet
GM, 16 posts
Carioca
Fã de Call of Cthulhu
Wed 3 Jan 2007
at 14:56
  • msg #2

Re: Dicas de Mestre

Aqui seguem algumas dicas provindas da minha experiência na RPoL:

Você sempre pode alterar o nome do jogo: Admin Game / Game Settings / Edit game details, ai é só digitar o novo nome.

Quero ou não mais jogadores: Admin Game / Game Settings / Toggle players wanted status. Confirmando a opção de "not advertising for new players" indicará que você não está mais a procura de novos jogadores. O que não impede de aceitar aqueles que, por convite seu, queiram entrar no jogo. Normalmente, quando se abre um jogo, o básico é que você queira jogadores. Depois de fechado o grupo, é interessante mudar para "não quero mais jogadores". Na página principal da RPoL há uma opção que permite ver apenas os jogos que estão em busca de jogadores, então, se você já fechou o seu grupo, é melhor deixar isso claro.

Para se incluir um jogador: na parte inferior direita da tela, quando você abrir a mensagem para ler, há "add this user". Clicando ali, abrirá uma tela onde aparecem vários campos. No lado esquerdo há "Character Name", no campo abaixo você coloca o nome do PJ ou do jogador. Depois é só clicar em "update user" na parte debaixo da tela. Você pode mudar o nome depois.

Em Admin Game / Player and Character Maintenance:

Edit Players: você vai usar essa opção caso alguém saia do seu jogo e você precise excluí-lo e passar o seu PJ para outro jogador (ou para você mesmo, se desejar).

Edit Character: aqui você pode criar personagens para o seu grupo (como players – que você ou outro jogador controlem – ou como NPCs) – Add (Existing). Pode trocar o nome do personagem (geralmente quando um jogador entra no jogo ele ainda não escolheu o nome do seu personagem, então você vai incluí-lo com o nome do jogador mesmo, ou outro nome que ele deseje, mas depois você fará a mudança para o nome do personagem). – Rename (Keep). Aqui também você pode transferir um personagem de um jogador para outro – Move (Existing)

Edit Character Sheet: ao escolher essa opção, logo em cima, você tem uma janela com o nome do player/ PJ. Se clicar em Edit Character Sheet você entrará na Character Sheet deste jogador. Então poderá autorizá-lo a editá-la também, marcando a caixa "User Editable" embaixo. Geralmente se coloca neste espaço a ficha do jogador.

Outra forma de acessar a Character Sheet é através de Character Details, selecionando o PJ que desejar. Mas para autorizar o jogador a editar sua ficha, só no "Edit Character Sheet".

Para editar "Descriptions", "Bios" e "Portraits" você pode entrar em "Character Details" e fazer as alterações por lá, clicando nas opções desejadas.

O jogador pode escolher foto (através do Portrait - você também pode mandar fotos para serem incluídas no arquivo da RPoL, caso não encontre nenhuma que agrade, agora a atualização é feita a cada duas semanas e só se pode enviar um e-mail neste período, com no máximo 3 fotos, a melhor será incluída – envie um e-mail para portraits@rpol.net). E deve fazer também a descrição do seu personagem. Quando se clica em Game Info / The Cast e no PJ desejado, pode-se ver a foto e a estória dele. Já a Character Sheet é exclusiva de um determinado jogador e do mestre, os outros jogadores não têm acesso.

Edit Groups: é muito útil caso você queira separar as ações dos jogadores. Por exemplo, um grupo vai investigar uma escola e outro vai ficar pesquisando em casa. Você pode, através dos grupos, separar os jogadores de modo que um não tenha acesso ao que está acontecendo no outro grupo. Você dá autorização para o grupo da escola ser o grupo 1 e o grupo da pesquisa ser o grupo 2. Quando abrir o tópico para cada um, basta indicar o grupo numa caixa na parte inferior da tela.

Iniciando o jogo

No menu principal do jogo, no canto inferior direito, você encontra a opção "Post a new Topic". Clicando ali, vai abrir uma nova tela onde você fará o primeiro post do seu novo tópico.

Além das opções mencionadas para se escrever o texto, o mestre tem alguns outros recursos.

"to group": o mestre pode definir qual será o grupo daquele tópico. Pode ser para separar as ações dos jogadores, ou para não permitir que alguém que não faz parte do jogo veja o que está escrito. Recomendo essa ação para o tópico de conversas dos jogadores, para que o pessoal fique à vontade para escreverem o que quiserem: trocar e-mails, telefones, endereços, etc. Lembre-se que sempre que criar um grupo, deve ir no Admin Game / Edit Groups e verificar se os jogadores têm acesso àquele determinado grupo. Para alterar o grupo depois do tópico criado, edite a primeira mensagem do tópico (o primeiro post que você fez) e altere para a nova opção desejada.

Se optar pela opção "Public", os jogadores não poderão postar neste tópico. É uma alternativa a se fechar o tópico (depois de fechado, os jogadores também não podem postar mais ali).

OBS: Fechar o jogo: para o mestre, vai aparecer na tela, quando abrir um tópico, a opção "Close" (canto esquerdo superior da tela) para fechar o tópico ou "Open" para abri-lo.

"Notice": marcando-se essa caixa, o tópico ficará sempre em cima na lista de tópicos no menu principal do jogo. Normalmente, os tópicos vão obedecendo a ordem de postagem: em cima fica o último tópico que teve posts e embaixo aquele com os posts mais antigos.

No canto superior esquerdo há uma caixa com a opção "Other Name". Ali o mestre pode escrever o nome de algum personagem que faz parte da estória, mas não é tão significativo para ser um player ou NPC. Se o mestre escrever o nome do personagem nesta caixa, o post sairá com esse nome, como se tivesse sido feito por este personagem.

Dice Roller: sugiro apagar os rolamentos depois que os fizer. É melhor que os jogadores não vejam o que foi rolado (todos têm acesso ao dice roller e podem ver se um colega conseguiu ou não tal rolamento, ou mesmo se foi o rolamento do próprio, se ele obteve sucesso ou não, porque às vezes não é interessante que o jogador saiba se ele conseguiu ou não testar determinada skill).

Mensagens apagadas: as mensagens (posts) deletados pelos jogadores só desaparecerão completamente depois que o mestre as apagar.

Mensagens deletadas: às vezes o post sai dobrado e o jogador o apaga. No entanto, ele continua a aparecer para os demais como mensagem deletada. Só quando o mestre o apaga é que ele some definitivamente.
Miss Scarlet
GM, 17 posts
Carioca
Fã de Call of Cthulhu
Wed 3 Jan 2007
at 15:02
  • msg #3

Re: Dicas de Mestre

Como fazer mapas:

Eu utilizo o Excel. Primeiro marca-se as colunas de A até AZ e formato a largura da coluna para 2 (assim obtém-se o quadriculado de fundo).

Depois faz-se o desenho, utilizando linhas das "Bordas" (linha cheia, pontilhada, mais grossa, etc).

Com "Cor de Preenchimento" pode-se colorir alguma área para dar destaque.

E se o desenho é como uma câmara, utiliza-se as "AutoFormas" / "Linhas" / "Forma livre" para fazer o contorno geral, depois usa-se quadrados, retângulos e círculos para fazer os desenhos internos.

Terminado o mapa, seleciona-se a área que vai ser a imagem, copia-se e cola-se em algum editor de imagens (pode ser até o paintbrush). Então só salvar como JPEG, e hospedar no Imageshack, para depois colar o link na post.

Simples e fácil e fica bem bom para combate ou para fazer uma planta de uma sala.

www.imageshack.us
Selecione a figura desejada e clique em "host it".
Depois copie a última linha (direct link to image)
Você tem duas opções: se quiser que a imagem apareça no post, cole a link
< img src=link > (estou colocando espaços depois de < e antes de > para que vocês vejam a estrutura).
Ou se preferir, pode deixar apenas o link. O jogadore clica nele e vê a imagem. Depois dá back e volta para a página do jogo.

Exemplos:
< img src=http://img228.imageshack.us/im...49/burjalarabra6.jpg > (com os espaços para que possam ver a estrutura que mostrará a imagem).


http://img228.imageshack.us/im...49/burjalarabra6.jpg

Exemplo de um mapa de combate de CoC:


This message was last edited by the GM at 15:05, Wed 03 Jan 2007.
Miss Scarlet
GM, 22 posts
Carioca
Fã de Call of Cthulhu
Wed 3 Jan 2007
at 15:34
  • msg #4

Re: Dicas de Mestre

Outras informações:

No "Main Menu" há na barra superior o comando "User Preferences". Lá vocês podem alterar suas preferências gerais.

Por exemplo, quando eu posto em algum tópico geral da RPoL, fórum ou communit chat, aparece abaixo de Miss Scarlet o "profile" Futura autora Herdeira escocesa. Era o perfil da minha primeira personagem aqui na RPoL, a Olivia McAllister e eu o mantive em homenagem a ela. :) Mas se quiser, posso alterá-lo aqui, clicando em "Edit Profile"

Personal Information - Change your user details (e-mail e senha). Quem quiser alterar a senha automática enviada pela RPoL é ai que deve ir. E também para fazer atualização do e-mail.

Em função da disseminação de spams na rede, a RPoL tem vários filtros, portanto, se tiver um e-mail que não seja gratuito (como Hotmail, Yahoo, Gmail) é preferível. Sei que esses e-mails têm problemas quando se quer enviar "portraits" (novas "caras"/ fotos para personagens).

Você pode também mudar o seu "esquema de cores", que é o fundo da página da RPoL. Eu adotei o light green, mas aconselho a quem quiser alterar a ver todas as opções. Basta selecionar "your colour scheme" e clicar em "update details" um pouco mais abaixo. Você verá o fundo novo. Se quiser, volte para o "Main Menu" e entre em um jogo para ver como funciona esse novo esquema de cores.

Você tem também a opção de "View Portraits", ver as imagens. Quando abrir um tópico verá no campo "author" o nome de quem postou, seu perfil, data e hora, e também o "portrait" (imagem) escolhida para o personagem.

"Preview Messages": colocando em ON essa opção, cada vez que postar verá primeiro um "Preview" (prévia) do seu post. Eu achei bastante útil, pois permite ver como o post ficará antes de ser postado e você poderá verificar se não esqueceu nada, como por exemplo a "/" do segundo quote ou cor, para "fechar" o comando.

E "clear the game new message indicator": isso fará com que todos os tópicos que você não entrou e leu tenham o indicador de nova mensagem (o número de posts em cor vermelha) "desligado", ou seja, tudo ficará em preto, como se você tivesse visto tudo. Eu prefiro deixar como está, pois assim sei o que li e o que não li, mas pelo que já vi no fórum da RPoL tem gente que se incomoda com os numeros vermelhos...
Miss Scarlet
GM, 23 posts
Carioca
Fã de Call of Cthulhu
Wed 3 Jan 2007
at 15:50
  • msg #5

Re: Dicas de Mestre

Ao mestrar:

Estávamos comentando que muitos jogos acabam "morendo" antes de terminar. Por que isso acontece? Porque provavelmente o jogo não estava bom ou o mestre teve algum problema sério, ou seja, ou mestre ou jogadores "abandonaram" o jogo. Não entendam esse comentário de forma pejorativa, porque todos nós temos "vidas reais" às quais precisamos nos dedicar como família, trabalho, etc. E às vezes não dá mesmo para continuar jogando.

O que é legal fazer é avisar, dar uma explicação, mesmo que simplificada, se não quiser dar detalhes, mas dar alguma satisfação àqueles que estão jogando com você. Infelizmente é muito comum aqui na RPoL jogadores e mestres desaparecerem sem dar qualquer tipo de aviso.

Uma preocupação que eu tenho é ter o e-mail dos jogadores que participam do meu jogo. No último grande problema da RPoL, uma migração mal sucedida depois da venda da empresa que hospedava o site, isso mostrou-se muito útil, pois pude manter contato com vários jogadores, dando as últimas notícias que conseguia descobrir.

Bem, mas de uma forma geral, para manter um jogo ativo ele deve ser interessante. Isso depende da história, obviamente, mas depende do mestre também. O que vou relatar é a minha experiência pessoal, fiquem à vontade para relatar a de vocês.

Eu acho importante um mestre "ativo", que está sempre estimulando os jogadores, que mesmo nos períodos de baixa (festas de final de ano, carnaval) procura sempre que possível colocar uma mensagem (nem que seja Feliz Ano Novo!) para fazer o pessoal "lembrar que o jogo ainda está ali". Se alguém entrar no site verá os números vermelhos e se "lembrará do jogo". Eu acho que isso ajuda a não deixar o jogo morrer. Agora, por exemplo, estou vendo isso acontecer com alguns jogos dos quais participo (em inglês).

Outra coisa é o ritmo. Pelo que estou sentindo agora, que estou mestrando em inglês, o ritmo deles é mais lento, mais tranqüilo. Eu sou agitada demais. Se vejo que as coisas estão indo devagar, posto em OOC para agitar tudo, com mensagens de incentivo (vamos lá pessoal!) ou perguntas (o que querem fazer agora), ou mesmo um PVT para algum jogador dando uma informação extra, que de repente ninguém percebeu (faço o rolamento da skill, mesmo que o jogador não tenha solicitado, mas é um forma de estimular a participação). Sou do tipo mãe com filhote, cuido diariamente da cria. :)
Luke
player, 6 posts
Wed 3 Jan 2007
at 16:12
  • msg #6

Postagens

1) Há várias convenções sobre as cores a usar quando postar falas, pensamentos e por aí vai, e a maior parte das pessoas usa o neutríssimo azul ou uma cor para cada personagem.

Eu gosto de usar as cores para representar o tom de voz de quem fala. Acrescenta informação ao que está sendo dito sem que seja necessário explicitar essa informação (ou seja, "fulano fala raivosamente").

Azul, Azul escuro, Verde escuro: neutro
Verde: tranqüilo ou neutro
Vermelho: irritado, ameaçador
Púrpura: irônico, sarcástico
Amarelo: personagem oriental, hehe, ou covardia
Marrom: reticente, defensivo, cauteloso
Rosa: delicado, suave
Aqua: neutro, mas com delicadeza

São as convenções que uso, mas não são rígidas; o bom senso prevalece.

2) Uma aventura de RPG é, em última análise, uma história colaborativa. Dessa maneira, quanto mais escondermos a mecânica por trás da história, mais autêntica e fluida ela fica. Nada quebra mais o clima como ler, após uma bela descrição do personagem arremessando um objeto:

14:06, Today: Luke rolled 28 using 1d20+8. Arremesso de pasta de dente -4.

14:11, Today: Luke rolled 23 using 1d20+8. Confirmação de crítico no Arremesso -4.



Sendo assim, todos os aspectos da mecânica (rolagens, manobras, etc...) são melhor postados em privada para o GM. O resultado é que cada jogador pode apenas ler a descrição (caprichada, se possível), das ações dos outros personagens.


3) Mensagens Out of Character (OOC)ficam bem legais em Laranja. Essa cor, no RPOL, é quase igual a das mensagens privadas e fica muito discreto, ou seja, não desvia o foco da história, que é o principal de cada post.

Sugestões, apenas sugestões...

E ainda consegui rolar um crítico no arremesso de pasta de dente!
Luke
player, 8 posts
Wed 3 Jan 2007
at 16:17
  • msg #7

Usos criativos para o Scratchpad

Para quem posta sempre do mesmo computador, a dica não é tão útil, mas para quem posta de vários lugares, é uma mão-na-roda.



Sugestão:

no Scratchpad, deixar uma lista com os Stats básicos de cada personagem, incluindo Saves, Spot, Listen e tudo mais que o GM possa querer usar em segredo.

Aqui tem um exemplo dum jogo meu de Eberron (que está parado):

Thorvar - Spot:+0, Listen:+0, Init:-1, F:+7, R:+0, W:+5, AC:17/17/9, 30 HP
Melee: +7, Warhammer, 1d8+5

Os três ACs são Full/Flat-Footed/Touch

Outro exemplo, de Star Wars d20:

Jol Nataa - Melee +9/+4, Ranged +13/+8 ou +8/+8/+8/+8/+3 3d8, I:+5, F:+9, R:+9, W:+4, Listen:+6, Spot:+2, Def: 22/17, 63/12 HP

Não uso sempre o mesmo formato, mas as informações são basicamente as mesmas.

Fica bem fácil de gerenciar todos os personagens, pois quase tudo o que o GM pode precisar está lá, e o Scratchpad é acessível da maior parte das páginas de cada aventura.
Miss Scarlet
GM, 26 posts
Carioca
Fã de Call of Cthulhu
Wed 3 Jan 2007
at 16:23
  • msg #8

Re: Postagens

Bem lembrado Luke. Eu também gosto de "esconder" a parte mecânica do jogo. Só em combate eu mostro, mas ai eu abro um tópico "Combate" onde entra apenas a mecânica do jogo. Ou seja, os jogadores postam neste tópico suas ações, do tipo, eu atiro, eu corro, eu grito. Eu faço os rolamentos, coloco os resultados no tópico "Combate" e no tópico principal faço um resumo da ação como ela ocorreu: fulano atirou no bandido e errou, mas ciclano teve mais sorte e acerto em cheio (algo deste tipo, mas mais elaborado).

E falando nisso, acho importante dar sempre boas descrições, fazer uma narração interessante, sequencial, para dar a idéia de um texto, contar uma história. :)
Luke
player, 9 posts
Wed 3 Jan 2007
at 16:25
  • msg #9

Re: Postagens

Miss Scarlet:
Bem lembrado Luke. Eu também gosto de "esconder" a parte mecânica do jogo. Só em combate eu mostro, mas ai eu abro um tópico "Combate" onde entra apenas a mecânica do jogo. Ou seja, os jogadores postam neste tópico suas ações, do tipo, eu atiro, eu corro, eu grito. Eu faço os rolamentos, coloco os resultados no tópico "Combate" e no tópico principal faço um resumo da ação como ela ocorreu: fulano atirou no bandido e errou, mas ciclano teve mais sorte e acerto em cheio (algo deste tipo, mas mais elaborado).


Eu prefiro tudo por Linha privada no corpo do tópico, pois daí dá para gerenciar todo o combate sem ter que ficar pulando de uma janela (ou aba) para a outra.
Miss Scarlet
GM, 29 posts
Carioca
Fã de Call of Cthulhu
Wed 3 Jan 2007
at 17:16
  • msg #10

Re: Postagens

Eu confesso que tenho um pouco de trauma de linha privada. Participei de um jogo que o mestre gostava de deixar tudo no mesmo tópico, então as ações separadas eram feitas todas em linha privada. Você tinha uma seqüência de posts PM e mais nada (porque se no post só vai ter a linha privada, o sistema não aceita, você tem que escrever algo e ai o pessoal colocava PM - private message e só). Eu achei horrível isso.

Mas para combate deve servir bem, pois são só as informações de rolamento. No meu caso eu gosto de deixar o tópico principal com a história, o desenrolar dos acontecimentos, a narrativa.

Até porque ai entramos em outro assunto que é o das regras de combate. Estou falando de Call of Cthulhu, que para alguns pontos não tem regras um tanto complicadas, para não dizer chatas.

O round de combate, oficialmente tem ordem, ou seja, primeiro ações de firearm (primeiro tiro), depois ações de melee e segundo tiro, depois terceiro tiro. Vai fazer isso em PBF! É esforço demais para algo que deve ser divertido.

Então, o que eu faço é uma forma mais "livre", ou seja, determino a iniciativa (DEX + 1d10), a ordem de ação e na ação de cada um o personagem faz o que quer fazer. Se é atirar e sua arma dá três tiros, os três serão realizados na hora da sua ação. Não faço essa separação de níveis, não ordeno as ações de firearm e melee.

Como os jogos que mestrei até agora foram todos CoC, essa é a minha experiência. Outra coisa é a sanidade, ou melhor, a perda dela. Pelas regras, você deve perder X de sanidade por cada criatura encontrada, tendo um limite máximo como referência. Depois com o tempo você se acostuma a ver aquilo e não perde mais. Eu prefiro estabelecer um rolamento só para a sanidade quando há mais de uma criatura, por exemplo, se são 3 byakhees eu faço um rolamento, para quem não passou na sanidade, de 1d6, com um mínimo de 3 (porque são 3 criaturas), ou seja, o jogador pode perder de 3 a 6 pontos de sanidade.
Eduardo
player, 1 post
Wed 3 Jan 2007
at 17:18
  • msg #11

Re: Postagens

Falando em dicas de mestre, uma coisa que ainda não achei um jeito legal e + pratico de fazer no rpol(PBF) é o combate.

Normalmente quando acontece, literalmente destroi o topico on-topic, inflando e gerando uma demora descomunal no jogo.

Em jogos de D&D ou outro combat-oriented game tudo bem, mas em jogos de investigação ou algo diferente, pode gerar uma situação um tanto quanto ruim. Ainda mais quando você tem que voltar 2-3 paginas pra achar uma informação que se perdeu antes do combate.

Eu tentei ja utilizar tópicos separados, jogando todo o combate em um topico separado, meio off meio on, e depois só um resumo dos acontecimentos no topico on, funcionou a meu agrado, mas a parte da demora, e as vezes a falta de coisa para alguns jogadors de oque fazer, continua.

Outro problema são os sistemas que não permitem ações variadas aos jogadores em combate, ficando eles limitados apenas a "eu ataco", "eu atiro"...
Denovo, em D&D e afins até rola, mas fica chato se demorar demais.

Ja pensei em solicitar aos players rumos de ações de seus PJs em combate, prevendo 5+ turnos, imaginando situações e colocando oque gostaria que seu PJ fizesse caso "x" aconteça, ou outra coisa caso "y" aconteça. Depois, o mestre, sozinho, joga o combate, colocando apenas o resultado aos players.

Assim eu pensei em acabar com a demora do combate, mas dai os players perder um pouco do "jogo".

Idéias? Sugestões? Chingamentos? ;)
Miss Scarlet
GM, 30 posts
Carioca
Fã de Call of Cthulhu
Wed 3 Jan 2007
at 17:24
  • msg #12

Re: Postagens

Bem, se o pessoal vai atirar não tem muito problema. Já fiz combates assim e foi tranqüilo. O caso é, como você disse, o cara não quer fazer isso. Então minha sugestão é tratar caso a caso. Ou seja, se determinado personagem quer ir interrogar um cultista ferido, ou ler um livro, apresente algumas opções e peça para ele dizer qual será a linha de ação do personagem. Ai você monta a situação de combate para ele, deixando os demais seguirem os procedimentos dos rounds (tiros, tiros e mais tiros). E faz ambos simultaneamente para que ninguém fique "sem ter o que fazer".

Mas lembre-se que isso também pode acontecer. Já tive combates que eram em um corredor e só os PJs da frente podiam fazer ação. Os outros tiveram que esperar. Não teve jeito...
Luke
player, 12 posts
Wed 3 Jan 2007
at 17:27
  • msg #13

Re: Postagens

Com combate em D&D tem funcionado tri bem o sistema com linhas privadas.

Aqui tem um exemplo. O narog2 foi bem sintético, mas já era o enésimo turno de combate, então...

E ele poderia ter também postado as rolagens, mas, como foi falha crítica, postou apenas o que fez em termos de mecânica.

quote:

Jol aperta o gatilho esperando se livrar de mais um inimigo e o rifle desliga.

"Ah não..."

Larga o rifle de lado e se prapara pra avançar, sacando seu heavy blaster.

[ Private to GM: O primeiro foi erro crítico.(attack action)
Usando a move action pra levantar.
Sacando o heavy blaster (Quick draw). ]


E, após as ações de todo mundo, o GM posta um resuminho do que houve e pede o novo turno.

quote:
Azor avança, e seu Force Strike sacode o inimigo.

Este, por sua vez, dá uma carga em Azor e falha terrivelmente.

O outro inimigo, vendo que Jol está no chão, também dá uma carga em Azor, e acerta.

Jol solta o rifle, levanta, espana a poeira e saca a pistola.


Turno!

Azor, I:15, H11
Alienígena 1, Caído
Alienígena 2, Caído
Alienígena 3, I:12, I10
Alienígena 4, Morto
Alienígena 5, I:12, H10
Alienígena 6, Caído
Jol, I:7, Z28



[ Private to -Azor Unreal-: Sete de dano ]


Tudo o que era mecânica para um jogador foi postado em privada. O que era mecânica para todos, foi postado em laranja.
Eduardo
player, 2 posts
Wed 3 Jan 2007
at 17:40
  • msg #14

Re: Postagens

Sim, funcionar funciona. Mas e quando um PJ não é dado ao combate? Ele precisa aguardar a coisa se arrastar por VARIOS posts, em um combate com 5 jogadores, que leve miseros 5 turnos, estamos falando de 25 posts e 5 dias do jogo, se todos postarem 1 vez ao dia.

Mesmo que o PJ que não queira combate siga outro rumo, ele não vai poder fazer muita coisa, pois um combate de 5 turnos, dura em media 5-10 segundos (depende o sistema) em tempo de jogo, mas leva os 5 dias de vida real. Um pj que não queira lutar e ir a outro local vai ter que esperar/ficar on-hold em um momento do jogo, inevitavelmente.

Eu, particularmente, não me importo com a maneira que os combates ocorrem na maioria dos jogos, até gosto, mas tem gente que pode se entediar e acabar perdendo interesse.
Miss Scarlet
GM, 32 posts
Carioca
Fã de Call of Cthulhu
Wed 3 Jan 2007
at 17:45
  • msg #15

Re: Postagens

Eu entendo Eduardo, mas é uma situação que se tem que enfrentar caso o jogador não queira participar do combate. Se ele não quiser fazer nem um outra ação específica (que você pode ir controlando para seguir simultânea ao combate) ele terá que ficar de stand-by mesmo. Explicado isso, é só torcer para ele não desanimar...
Luke
player, 13 posts
Wed 3 Jan 2007
at 17:47
  • msg #16

Re: Postagens

Eduardo:
Sim, funcionar funciona. Mas e quando um PJ não é dado ao combate? Ele precisa aguardar a coisa se arrastar por VARIOS posts, em um combate com 5 jogadores, que leve miseros 5 turnos, estamos falando de 25 posts e 5 dias do jogo, se todos postarem 1 vez ao dia.

Mesmo que o PJ que não queira combate siga outro rumo, ele não vai poder fazer muita coisa, pois um combate de 5 turnos, dura em media 5-10 segundos (depende o sistema) em tempo de jogo, mas leva os 5 dias de vida real. Um pj que não queira lutar e ir a outro local vai ter que esperar/ficar on-hold em um momento do jogo, inevitavelmente.

Eu, particularmente, não me importo com a maneira que os combates ocorrem na maioria dos jogos, até gosto, mas tem gente que pode se entediar e acabar perdendo interesse.


É por esse tipo de coisa que normalmente aviso que minhas aventuras incluem pancadaria. Quem não gostar de combate, passe ao largo ou agüente a espera.
Mr. Ramuh
player, 3 posts
Wed 3 Jan 2007
at 18:15
  • msg #17

Fudge

Alguém usa o Fudge nos combates, no Dice Roller? Com essa opção dá pra roubar nos dados, o equivalente a jogar atrás da divisória de mestre e mentir o resultado.

(Eu tô adicionando isso aqui, procurei por cima se você tinha mencionado, Miss Scarlet, mas não encontrei :P)

Você insere no campo "Fudge" o resultado que você deseja. Ao jogar 1d20+3, e colocando "17" no campo, você sempre recebe 20 como resultado final.

Ao lado da jogada aparece "(fudged 1 roll)". Isso só é visível para o mestre e para os co-mestres (co-GMs, nem lembro se o sufixo serve pro português também).

Pra mentir em mais de um resultado, por exemplo, jogando 2d10 no sistema WoD, você separa por ponto e vírgula, acho: 2;7 te daria um sucesso contra target number 6.

Eu uso fudge raras vezes. Usei três vezes no jogo que estou mestrando, as três para salvar algum jogador de morrer desnecessariamente.

E quanto à discussão de combates, eu nunca tive problemas com eles, mas consomem mesmo muito do DM, e tem que encerrar turno uma vez por dia. Uma discussão entre um NPC e jogadores também pode demorar semanas, tudo na RPoL funciona em doses homeopáticas. :) Por outro lado os jogadores têm tempo para escrever ações elaboradas, e eu sempre sugiro que eles coloquem ações condicionais e postem fora de ordem de iniciativa, ou então tomo a liberdade de modificar as ações deles pra ajustar aos eventos.
Mr. Ramuh
player, 4 posts
Wed 3 Jan 2007
at 18:16
  • msg #18

Re: Fudge

Ah, ainda sobre o Dice Roller, se você marcar a caixa "Secret" em algum lugar dele, a rolagem só aparece para o jogador e para o DM. :)
Sign In