RolePlay onLine RPoL Logo

, welcome to Forum de Jogadores de Lingua Portuguesa

19:59, 15th May 2024 (GMT+0)

Sistemas.

Posted by Miss ScarletFor group 0
Narog2
player, 7 posts
Wed 17 Jan 2007
at 18:16
  • msg #15

Re: Sistemas

Já que aqui é pra fazer flame mesmo, Storyteller só é bom até precisar rolar algum dado, depois que começa a partida de búzios não tem mais nada que funcione.

Situação real jogando Storyteller, a Toreador do grupo tinha 4 dados de ataque e estava usando uma faca, conseguiu matar três oponentes soldados humanos. Enquanto que no mesmo combate o Caitiff, armado com uma doze cano serrado com 8 dados de ataque errou várias vezes e os ataques que acertou não conseguiu confirmar 1 dano se quer.

O problema é que o sistema não tem uma mecânica linear, ser melhor (mais bolinhas) não dá mais chances do personagem ter mais acertos nas suas jogadas.
Eduardo
player, 19 posts
Wed 17 Jan 2007
at 18:29
  • msg #16

Re: Sistemas

É, storyteller é ruim mesmo, eu nunca gostei.

Agora, o esquema de jogar buzios (leia-se dice pools) eu até gosto, por exemplo, no ORE, você rola uma dice pool baseada no seu atributo + skill, e procura conseguir 'matches', ou seja, dados com valores iguais.
Se conseguir 1, ja é um sucesso.
E essa rolada ja determina iniciativa, dano e local do dano.
Narog2
player, 8 posts
Wed 17 Jan 2007
at 18:54
  • msg #17

Re: Sistemas

Um amigo comentou comigo de um sistema que é d100, vc rola 2d10 pra determinar o acerto na maioria das coisas (ataque, skills, etc) e o efeito é dado pela soma dos dados.

Ex: rola os dados e tira 17 o dano é 8.

Achei bem interessante como pnp system pois ájuda na hora de descrever efeito tudo em uma jogada de dados só.
Eduardo
player, 20 posts
Wed 17 Jan 2007
at 19:18
  • msg #18

Re: Sistemas

No unknown armies é assim.

Pra armas brancas, o dano é a soma dos dados. Ou seja, sua skill com "surrar o próximo" é 50%, rola 2d10, tirou 43. Acertou, causou 7 de dano.

Com armas de fogo o dano é o resultado mesmo, portanto, rolou 50 com sua skill "Shoot the MTF" (60%), acertou e causou 50 de dano.

Levando-se em conta que um humano normal no jogo tem 50 Hit Points, fica bastante letal o negocio.
Javali
player, 9 posts
Thu 18 Jan 2007
at 01:20
  • msg #19

Re: Sistemas

Bom, eu ia falar o negócio do Fallout e a SJG, mas passaram na frente.

Eu gosto muito de GURPS, principalmente pra jogos medievais sem tanta porrada, um capa e espada light, mas como qualquer inimigo pode de detonar em um combate, fica meio perigoso aquela sucessão cinematográfica lacaio-lacaio-miniboss-boss que o d20 permite.

WoD eu comecei a jogar não pelo sistema, que acho uma caca, mas porque eu não tinha ninguém pra jogar d20.

Sobre o d20 Modern, recentemente descolei o básico do d20M, sendo o Core Book, o Urban Arcana, o Modern "Future" e o Modern "Past".Como isso dá mais ou menos umas 700 páginas de RPG, vai demorar pra eu ler tudo, porque tenho que terminar o Confissões do Santo Agostinho antes de me enveredar por um sistema novo. Mas quem quer jogar Fallout, descola o d20 Modern e talvez o "Future" pelas armas lasers e a tão famigerada Power Armor da Brotherhood.

Até lá, abraços.
Luke
player, 35 posts
Thu 18 Jan 2007
at 02:48
  • msg #20

Re: Sistemas

Buenas, eu experimentei GURPS (10 anos), d20 (já bem uns cinco anos) e Storyteller (seis meses), atuando como mestre nos três.

O narog2 acertou ao dizer que o problema do Storyteller é a falta de linearidade. Tinha jogadores com vários dados na parada que tinha MEDO de jogar os dados. E COM RAZÃO.

GURPS é complicado sim, mas d20 é tão complicado quando. São tantas regras especiais que cada classe permite, com múltiplas variantes, que é impossível lembrar de tudo (se alguém anuncia que vai ser Monk, me estresso por antecipação). Tanto que, para cada personagem "meio"-diferente, eu digo para o jogador: "tu és responsável pela mecânica do teu personagem. Tens que me dizer o que rolar, o que fazer, o que salvar" (e ai dele dizer algo errado, pois eu verifico de vez em quando). Nesse aspecto, o GURPS era mais simples, pois não havia milhares de poderes especiais.
Mr. Ramuh
player, 9 posts
Thu 18 Jan 2007
at 04:22
  • msg #21

Re: Sistemas

Bem, no Storyteller qualquer jogada falha bastante, mas eu não acho nenhum defeito nisso. É mais down-to-earth, digamos. Eu sou cético quanto essa premissa de "bastante treinamento deixa você infalível na área treinada". Isso serve bem pra um filme de artes marciais, mas não pra um jogo de horror. Como dizia um livro do AD&D, no calor da batalha as coisas não são tão certas assim. :-) Além do mais, é preciso ver direito essa história do treinamento. Especialmente no que diz respeito a combate: ninguém mata tanto assim que fique um expert em meter bala nos outros. Sobretudo em storyteller, onde o cenário nem estimula combate.

Além do mais os inimigos também jogam dados e estão sujeitos a falharem feio.

Não se se isso se encaixa no tópico mas a forma mais engraçada de assassinato em Storyteller é atropelar os outros. Especialmente em Vampiro, que não morrem desse jeito tão fácil. Eu tava com um grupo antagonista na mesa, um dos jogadores foi atropelado pelos jogadores perseguidores depois de pular do carro, e ficou quebrado. Depois foram lá e mataram ele. Infelizmente como o cara não tava com o espírito bom naquele dia, virou revanchista e fez um segundo personagem que dirigia caminhão. Bom, vou concluir reticente mas essa mesa foi excepcional. :P

O D20Modern é complicadinho, mas eu tive que usar o SRD ao invés dos livros de verdade, posso ter ficado com a impressão errada. Mas gostei de ter jogado o Star Wars D20, onde eu fiz o Bender (do Futurama) e ficava jogando granadas em todo mundo. Infelizmente os Jedi do grupo (incluindo o mestre que achava que era Jedi na vida real) não aprovavam meu comportamento, um chute no saco. Meu robô tinha mais vontade própria do que eles, olha só. :P

Gostei muito de jogar GURPS Space, Supers e Império Romano, mas não tanto do Fantasy (senti falta das classes/estereótipos do D&D), nem do Black Ops (acho que meu mestre tava sem inspiração). Não me incomodo com o excesso de regras de GURPS. Elas seguem um padrão, apesar de serem em grande número. As regras de Grapple e Attacks of Opportunity* do D&D são bem mais complicadas, com detalhes caso-a-caso e tal. Meu problema com GURPS é que os personagens são sempre meio parecidos com os outros. Acho que eles podiam ter uma identidade mais forte (no aspecto de regras, claro), como as classes do D&D. Especialmente quando você já joga há algum tempo, acaba sempre pegando as mesmas coisas: Reflexos em Combate, Memória Eidética, Sacar Rápido, etc., etc.

*Exemplo: Sacar sua arma não causa AoO, mas colocar na bainha causa. Ativar um item mágico depende da natureza do item. Mover dentro da área ameaçada do inimigo não causa, mas sair da área ameaçada causa... Outro exemplo de regra específica: Você usa seu caster level pra ativar cajados, mas usa o caster level do item para ativar varinhas. Enfim. Esses detalhes requerem conhecimento de todas as regras. É claro que pros viciados que nem eu, o Reziak e o Judas isso é tranqüilo, mas atrapalha o iniciante.
Judas
player, 11 posts
Thu 18 Jan 2007
at 10:22
  • msg #22

Re: Sistemas

Pois é pra manjar de combate tem que jogar em arena... :-)
Fred
player, 9 posts
Thu 18 Jan 2007
at 12:49
  • msg #23

Re: Sistemas

Como assim 'arena'?

Hasta!
Eduardo
player, 21 posts
Thu 18 Jan 2007
at 12:52
  • msg #24

Re: Sistemas

Tem uma 'area' de jogos aqui no rpol chamada 'arena'. Os jogos lá são isso mesmo, arenas.

Tipo jogos de gladiadores. Digamos que eu entre num jogo de arena de D&D. O mestre vai dizer o nivel, quais livros pode usar e qualquer outra regra do jogo, depois, os 'personagens' são colocados uns contra os outros, numa arena. :D

Eu, particularmente, não gosto, mas entendo o apelo do jogo.
Rodrigo
player, 14 posts
Adv. 28 Anos
Campinas/SP
Thu 18 Jan 2007
at 13:00
  • msg #25

Re: Sistemas

Alguem poderia me falar sobre Gurps "supers" ou sei la o nome. estava querendo mestral algo no estilo imitando o seriado Heores.





Estou achando o sistema deste novo storyteller mto melhor que o antigo.


Alem disso, o narrador pode aplicar modificadores quando ele acredita que determinado personagem tem vantagem por qualquer motivo ou situação.
Judas
player, 12 posts
Thu 18 Jan 2007
at 14:30
  • msg #26

Re: Sistemas

O gurps supers é animal.

Com certeza um dos melhores usos para o sistema.

Você tem uma gama variada de super poderes, uma categorização coerente de pontos por poder. E uma boa variedade de poderes

Supera bem o Mutants e Masterminds (jogo de supers no sistema D20) e o Dc Heroes.

que são os outros sistemas de "supers" que conheço.
Eduardo
player, 22 posts
Thu 18 Jan 2007
at 15:22
  • msg #27

Re: Sistemas

Judas, eu não diria que o GURPS Supers supera o M&M, são sistemas bastante diferentes, com enfoque diferente.

Eu, depois de ler o Gurps supers e, atualmente, o Powers, posso dizer que em sã consciencia não mestraria supers com GURPS, muito serviço.

Ja o o M&M é bem 'streamlined', rapido e divertido. Pra mim, continua sendo o melhor sistema pra supers, emulando muito bem o estilo 4-colors, e com alguns pequenos (pequenos mesmo) twists, pode ficar bem 'mortal', pra quem prefere.

MAS, to esperando meu Wild Talents, que provavelmente vai tomar o lugar do M&M como meu sistema de supers preferido. :D
Judas
player, 13 posts
Thu 18 Jan 2007
at 16:01
  • msg #28

Re: Sistemas

O M&M é ruimzinho demais.

Possui o pior sistema de combate D20 disponivel no mercado, ao invés de dano voce rola uma save contra o dano. Parece a porcaria de combate do storyteller.
Eduardo
player, 23 posts
Thu 18 Jan 2007
at 16:12
  • msg #29

Re: Sistemas

Heheheh...Eu ja prefiro um sistema de dano do que Hit Points. Hit points é muito abstrato.

Uma das coisas que mais gostei foi o dano do M&M. :D
Narog2
player, 9 posts
Thu 18 Jan 2007
at 17:04
  • msg #30

Re: Sistemas

Edu fala a verdade, vc gostou mais de saves que hit points porque é um viciado em Warhammer.
Fred
player, 10 posts
Thu 18 Jan 2007
at 20:49
  • msg #31

Re: Sistemas

O GURPS Supers (estou falando da 3e, ja que so li um pouco a 4e, mas nao joguei ou mestrei)e um sistema que funciona bem para supers com nivel de poder baixo. A principio, seria bom para Heroes, no entanto, nem todo mundo no seriado tem nivel de poder baixo. Mesmo assim assim, acho que rola. O problema do Supers e que ele quebra em alto nivel. Isso ficou claro quando fizemos uma campanha onde cada um fazia tres personagens: um de 250, um de 500 e um de 1.000 pontos. As aventuras com os de 250 eram tranquilas, a com os de 500 ja eram meio esquisitas e a de 1.000 so teve uma. Suponho que em 4e, de para fazer uma campanha de poder baixo, mas nao posso dizer com certeza. Acho que o GURPS se aproximou demais do Hero System nessa nova edicao e eu, que ja nao o uso ha muito tempo, provavelmente vou continuar longe dele. So para por em perspectiva, usei GURPS como meu sistema preferido por mais de 10 anos. Hoje, meu negocio e Unisystem.

M&M e interessante (tambem so li), mas eles fizeram mudancas na 2e que tornaram o jogo mais complicado. Nao sei se ele teria um 'feeling' bom para Heroes.

Hasta!
Judas
player, 14 posts
Thu 18 Jan 2007
at 20:52
  • msg #32

Re: Sistemas

Eu tava pensando em fazer uma arena D20 botando

D&D
vs.
D20 Modern
Vs.
Starwars D20
Vs.
mutants & masterminds...

vai dar um <sarcasmo>pouco</sarcasmo> de trabalho...
Narog2
player, 11 posts
Thu 18 Jan 2007
at 21:00
  • msg #33

Re: Sistemas

Judas:
Pois é pra manjar de combate tem que jogar em arena... :-)


Arena é o favorito dos jogadores esperando os amigos terminarem os personagens.
Judas
player, 15 posts
Thu 18 Jan 2007
at 22:05
  • msg #34

Re: Sistemas

Pois é au acho mais divertido do que as aventuras em sí (às vezes).
Mr. Ramuh
player, 11 posts
Fri 19 Jan 2007
at 00:35
  • msg #35

Re: Sistemas

Judas:
Eu tava pensando em fazer uma arena D20 botando

D&D
vs.
D20 Modern
Vs.
Starwars D20
Vs.
mutants & masterminds...

vai dar um <sarcasmo>pouco</sarcasmo> de trabalho...


Vou fazer o Field Scientist que ataca com foguetes de coca-cola light e mentos. :) Aliás eu tô jogando com um personagem assim, agora que me toquei - eu tinha comprado a habilidade e nem tava usando.

Eu gostei muito do Supers, também. Os Enhancements de poder, etc.; talvez quando eu me mudar definitivamente e estiver mais ou menos seguro quanto ao meu acesso à internet eu abra um jogo. :) Tava pra abrir um de Darksun também, mas preciso reunir material.
Andarilho
player, 7 posts
15 anos de RPG... ou
seja, de muitas risadas!
Fri 19 Jan 2007
at 00:51
  • msg #36

Re: Sistemas

O.O Putz! Me lembra meus tempos de Earthbound... esse Field Scientist consegue improvisar um sabre de luz? ^^

Nesse caso eu ia de ladino minotauro atacando de shurikens + investida. Dá um dano...
Mr. Ramuh
player, 13 posts
Fri 19 Jan 2007
at 01:17
  • msg #37

Re: Sistemas

Haha, verdade! Vai se chamar Jeff! Cups of Lifenoodles e tudo o mais. :)
Eduardo
player, 25 posts
Fri 19 Jan 2007
at 16:02
  • msg #38

Re: Sistemas

Mudando de assunto:

Recentemente dei uma olhada nos livros do "Iron Heroes", da malhavoc press, do Monte Cook.
Pelo que pude ver, rapidamente, o livro corrige muitas das maiores implicações com o D&D(D20), começando por colocar armadura como Damage Reduction, e não fazendo com que você seja mais dificil de ser acertado, algo incoerente.

Alguem mais viu? Chegou a jogar? Como foi?
Narog2
player, 17 posts
Fri 19 Jan 2007
at 19:55
  • msg #39

Re: Sistemas

Alguém falou alguma coisa sobre GURPS?


Sign In