Play-by-forum.   Posted by Mestre.Group: 0
Mestre
 GM, 7 posts
Tue 7 Nov 2017
at 21:54
Play-by-forum
Esse texto foi retirado (e levemente alterado) do jogo CoC: King of Chicago e é de autoria de Laura Furtado

Play-by-forum é bastante fácil de jogar.

Não há segredos e os que existem podem ser desvendados com a prática.

Algumas regras básicas:

O preferível é usar a terceira pessoa no presente para descrever as ações, mas isso não é uma camisa-de-força.

Cada mensagem deve ser usada para determinar uma ação do personagem. Não é válido assumir sucesso em suas ações, diga sempre o que o personagem deseja fazer a não ser que seja uma ação corriqueira (como andar, falar etc...)

Há um pequeno código quanto a fala, pensamento e ações.
As falas são postadas em azul.
Os pensamentos em verde.
Textos e informações em azul escuro.
Intervenções dos jogadores, também chamado de "orixá", em laranja.

Estamos em um PBF. É mais fácil declarar as ações, pois há tempo para escrever e pensar antes de agir. Por isso sejam criativos em suas interpretações. Não se limitem a "Jack atira em Paul" escrevam algo como "Decidido, Jack para um instante, saboreando o momento. Pensa em todas as tragédias que Paul Willock o fez passar, lembra-se da humilhação e do desespero. Estas memórias amargas passam em sua mente como num filme. A arma treme em suas mãos, mas a mira se mantém. O ódio aumenta e por um instante ele fica cego. Sem pensar duas vezes, ele pressiona o gatilho e o estrondo do disparo preenche a sala".

Mantenham as conversas até onde desejarem, não há restrições quanto aos assuntos discutidos. Mas por favor tentem manter o contexto do jogo.

Em determinados momentos o mestre pode pedir que vocês rolem o dado (no Dice roller). Estes momentos, no entanto, serão raros. Quando eles ocorrerem, vocês devem fazê-lo e observar o resultado que será copiado e colado na mensagem. O resultado fica registrado, por isso não se preocupem. Seja qual for o resultado do dado ele deve ser aceito. Espero que confiem em mim quando eu rolar por vocês.
Mestre
 GM, 8 posts
Tue 7 Nov 2017
at 21:58
Citações
Se você estiver respondendo à mensagem exatamente anterior, ou mesmo à penúltima, não é necessário usar o recurso de citação (quote). Responda normalmente, mas identifique o seu interlocutor de maneira clara para não haver confusão com outras conversas que possam estar acontecendo paralelamente.

Quando utilizar a citação, cite a penas o trecho relevante à sua resposta e tente manter o código de cores. Por exemplo, se o jogador de Leons fosse citar a mensagem abaixo:

---------------------------------------------

Quando Leon está para sair do castelo, Galwyn o chama. Leon, aguarde um instante, por favor, os novos guardas estão chegando e quero que você os receba.

Galwyn então, se vira e fala com os outros guardas reais que o acompanhavam, Miranda e Alyssa. Sigam para Lelac e investiguem os rumores sobre um grupo de sobrenaturais não alistados.

----------------------------------------------

Ele o faria assim:

Galwyn:
Leon, aguarde um instante, por favor, os novos guardas estão chegando e quero que você os receba.

Se quisesse, poderia deixar a frase inicial "Quando Leon está para sair do castelo, Galwyn o chama", mas apenas se ela for necessária para dar sentido à fala.

This message was last edited by the GM at 01:45, Wed 08 Nov 2017.