Crônicas Aldorinas.   Posted by Mestre.Group: 0
Mestre
 GM, 20 posts
Wed 8 Nov 2017
at 14:57
Crônicas Aldorinas
Este tópico serve como repositório de material sobre a ambientação. O nome vem da obra compilada pelo monge Odan, que passou sua vida colando informações de textos antigos para montar uma enciclopédia sobre Aldorin e, em menor escala, a história da humanidade.

This message had punctuation tweaked by the GM at 22:21, Wed 06 Dec 2017.

Mestre
 GM, 24 posts
Wed 8 Nov 2017
at 19:37
RELIGIÃO
A maioria da humanidade é monoteísta (antigamente, estava mais para henoteísta), adorando um único deus: Furdermohr. A igreja humana tem presença forte em Aldorin e nas cidades livres. Em outros locais, ela conta com os esforços de missionários para levar a palavra divina aos quatro cantos do mundo.

O ramo aldorino da igreja é mais organizado e estruturado do que em outros lugares, contando inclusive com uma catedral em Arlen Town e um sumo-sacerdote, chamado montis. O posto foi criado pelo Concílio da Reestruturação de 136 IN e o primeiro montis, Donnal I, instaurado no ano seguinte. Já a Catedral de Furdermohr foi fundada em 147 IN.

Atualmente, o líder da igreja furdermórica de Aldorin é Donnal II, o quarto montis. Tradicionalmente, o segundo em comando na hierarquia da igreja é a stela, outro posto criado no concílio. A atual sumo-sacerdotisa é Meria I.

Os sacerdotes furdermóricos masculinos e femininos são chamados de petram e scintila, respectivamente

Além do clero, a igreja furdermórica possui ordens monásticas que assumem diversos papéis, como o de copistas ou arquivistas.

"Que Ele te guie e apoie" é uma famosa benção furdermórica refletida no símbolo da igreja: um círculo com quatro pontas na direção dos pontos cardeais, significando uma estrela, e uma divisa, significando uma montanha.

OUTROS CULTOS
Embora não considerem as divindades de outras raças como demônios, necessariamente, a igreja humana não os considera como deuses de fato. A ortodoxia é que são espíritos poderosos erroneamente adorados. Este é o caso dos anões e dos elfos.

Os kozzeminh são animistas e as principais divindades são o Pai Céu e a Mãe Terra, ou Abotenker e Rovadam em kozze. Desta união nasceram o primeiro homem, Uminh, e a primeira égua, Utinga.

Os insulares reconhecem Furdermohr como um deus, mas não como o principal. Sua fé dá mais atenção a um panteão de divindades oceânicas sobre a qual este povo não fala muito.

As poucas informações sobre a religião dos djinni parecem indicar que eles são agnósticos.

PLANOS INFERIORES
O polo oposto a Furdermohr é ocupado por Lethart, rei dos planos inferiores e senhor dos demônios. O mal encarnado, Lethart procura trazer dor e sofrimento ao mundo mortal, seja por tramas insidiosas, seja por meio de seus agentes, que procuram corromper os puros de coração.

This message was last edited by the GM at 19:48, Tue 21 Nov 2017.

Mestre
 GM, 185 posts
Wed 6 Dec 2017
at 22:20
MAGIA
Mago e maga (mage) são pessoas que, assim como os sobrenaturais, conseguem usar seu mana pessoal para energizar efeitos místicos. Diferentemente dos sobrenaturais, que só podem energizar efeitos internos -- seus dons --, os magos e magas conseguem alimentar efeitos externos, isto é, feitiços. A vantagem é que eles podem fazer magia instantânea, tipo D&D, enquanto outros são forçados a usar rituais demorados para obter o mesmo efeito.

Ser um mago não necessariamente significa que vc tem conhecimento místico, assim como uma pessoa com conhecimento taumatúrgico não necessariamente é uma maga, embora o termo possa seja usado para pessoas que são ambos.

Os termos mais comuns para se referir a praticantes de magia são feiticeiro (sorcerer) e feiticeira (sorceress) ou bruxo (warlock) e bruxa (witch), mas estes últimos são mais pejorativos.

É possível que um praticante seja, na verdade, um sobrenatural que está se passando por feiticeiro (a) conscientemente ou que não tenha noção da sua natureza verdadeira. Mas é muito mais comum que seja uma pessoa com muito conhecimento de herbalismo, alguma alquimia e rituais.

This message was last edited by the GM at 22:21, Wed 06 Dec 2017.